terça-feira, 18 de novembro de 2014

PROJETO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO DE CONTOS LITERÁRIOS




PROJETO DE PRODUÇÃO DE VIDEOS A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO DE CONTOS LITERÁRIOS. 


O artigo abaixo A retextualização como recurso didático para a produção textual das autoras De Paula Bouzada e Alves Farias nos possibilitou analisar e refletir sobre a contribuição que os textos bases de nossas obras literárias podem trazer aos nossos educandos no sentido de influenciá-los na produção de novos textos dentro do contexto atual ao qual estamos inseridos. Neste sentido, o Projeto de Produção de vídeos, a partir da reescrita de contos literários, além de possibilitar a reescrita dos alunos sobre uma das obras literárias oportunizará também os alunos na criação de mídias para a exposição de sua obra final.




O artigo abaixo A retextualização como recurso didático para a produção textual das autoras De Paula Bouzada e Alves Farias nos possibilitou analisar e refletir sobre a contribuição que os textos bases de nossas obras literárias podem trazer aos nossos educandos no sentido de influenciá-los na produção de novos textos dentro do contexto atual ao qual estamos inseridos. Neste sentido, o Projeto de Produção de vídeos, a partir da reescrita de contos literários, além de possibilitar a reescrita dos alunos sobre uma das obras literárias oportunizará também os alunos na criação de mídias para a exposição de sua obra final.



A RETEXTUALIZAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A PRODUÇÃO 
TEXTUAL


Cristiane DE PAULA BOUZADA (Instituto Federal Fluminense/Universidade Federal de 
Viçosa)
Marta Deysiane ALVES FARIA (Universidade Federal de Viçosa)
Adriana DA SILVA (Universidade Federal de Viçosa)


Resumo
Considerando-se a retextualização como a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base, relatamos, neste artigo, uma atividade na qual estudantes do Ensino Médio de uma escola pública retextualizaram uma crônica em outros diversos gêneros textuais orais e escritos. A atividade permitiu que os estudantes trabalhassem sobre estratégias linguísticas, textuais e discursivas do texto base e as projetassem em uma nova situação de interação. Os resultados sugerem que cabe especialmente à educação formal criar condições para que os estudantes conheçam e se apropriem de 
diferentes gêneros textuais para torná-los competentes usuários da Língua Portuguesa. 

Palavras-chave: gêneros textuais, retextualização, produção textual, leitura

Disponível em:http://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/viewFile/13174/14307)


terça-feira, 18 de novembro de 2014


PROJETO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO DE CONTOS LITERÁRIOS

O projeto de produção de vídeos a partir da reescrita de contos literários surgiu em virtude da identificação de diversos problemas de escrita manifestados pelos alunos do Ensino Fundamental II em uma discussão coletiva com a turma de colegas do ProfLetras. Os principais problemas de escrita apontados pela turma foram os seguintes:

  • Falta de clareza/expressividade;
  • Problemas de pontuação;
  • Carência vocabular;
  • Marcasa da oralidade;
  • Problemas de estruturação do texto em prosa;
  • Problemas de estruturação do parágrafo;
  • Distinção entre parônimos;
  • Referênciação;
  • Influência do "internetês" na produção escrita formal;
  • Coesão e coerência.

Este projeto tem a finalidade de promover a melhoria da escrita da norma padrão da língua portuguesa por meio de um ensino dinâmico. Esse meio é, justamente, a produção de vídeos a partir da reescrita de contos literários. Para tanto, é necessário seguir as seguintes etapas da realização do projeto:

1ª ETAPA:
Leitura de contos literários (contos de fadas, contos de terror, etc).

2ª ETAPA:
Formação de grupos com 5 (cinco) membros, no máximo, para reescrita e produção do vídeo.

3ª ETAPA:
Escolha em grupo de um dos contos lidos na turma para reescrita e produção do vídeo.

4ª ETAPA:
Produção do texto fazendo mudanças tais como: mudar o desfecho do conto, adaptar à era moderna, etc.

5ª ETAPA:
Correção dos textos e análise dos problemas de escrita.

6ª ETAPA:
Refacção dos textos levando em consideração a análise e correção dos problemas de escrita.

7ª ETAPA:
 Produção do vídeo.

8ª ETAPA:
Análise do vídeo pelo (a) professor (a) para possíveis sugestões de edição. 

9ª ETAPA:
Edição do védeo.

10ª ETAPA:
Apresentação do vídeo produzido pelo grupo para os demais alunos da turma.

Avaliação coletiva da aprendizagem e dos resultados obtidos. 













































































































































































































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